INCULCARÁS A TEUS FILHOS....

Pedrinho entregou ao pai seu boletim. Enquanto este se mantinha silencioso, ainda em estado de choque, Pedrinho perguntou: "Pai, você acha que essas notas não resultado da hereditariedade ou do ambiente?"

Muitos pais hoje não estão certos se os problemas de seus filhos são resultados do que herdaram ou aprenderam de seus pais, ou das pressões e padrões produzidos pela sociedade.

Os pais norte-americanos são os que mais consomem livros em todo o mundo sobre o cuidado dos filhos. Todavia muitos pais sentem-se desanimados e ficam se perguntando o que ou quem é responsável pelo comportamento do filho.

Criar filhos nunca foi tarefa fácil e hoje tudo piorou.

O mundo parece estar girando cada vez mais rapidamente. Uma avalanche de novos conhecimentos se precipita sobre ele.

Os filhos estão crescendo em circunstâncias muito diferentes daquelas experimentadas pelos pais. A nova geração tem de competir a todo custo, enfrentado pressões mais poderosas do grupo e tensão emocional intensa.

Isto significa que bons pais são mais necessários do que nunca. SIGNIFICA QUE MOLDAR VIDAS EXIGE TEMPO, TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA, FÉ, ABNEGAÇÃO, AMOR E TRABALHO.

Nada, porém é mais compensador do que observar uma criança seguindo em direção à maturidade e independência. Jamais termos uma oportunidade maior do que essa de ajudar os filhos a se tornarem pessoas que aceitam a responsabilidade e uma vida reta. Para tanto as crianças precisam de :

1. Um sentido de Significado (A falta de afeição ente os pais é a maior causa da delinqüência)

2. Segurança (A sensação de pertencer é essencial para a segurança da criança e seu sentimento de dignidade e valor)

3. Aceitação (Comparar a criança com outros transmite falta de aceitação)

4. Amar e Ser Amada (O amor entre os pais afeta a capacidade de amar da criança)

5. Elogios (O elogio feito com sinceridade é o calor e ternura que todos precisamos para mudar para melhor)

6. Disciplina (se quiser que seus filhos aceitem seus valores na adolescência, deverá então merecer seu respeito durante a infância)

7. DE DEUS (SE O SENHOR NÃO EDIFICAR A CASA, EM VÃO TRAVALHAS OS QUE A EDIFICAM)

“Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentando em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” (Dt. 6:6-8)

Lembre-se: O Depto. Infantil do nosso Setor 28 –Diadema está orando por você! (veja mais dicas sobre as crianças no nosso Bog – deptoinfantiladsetor28.spaces.live.com)

3 comentários:

  1. Engraçado que esta semana converssando com minha pcicologa,surgiu esse tema. "Inculcarás o teus filhos". Uma pessoa Evangelica a questionou por ela dizer que tinha colocado a filha na catequese Catolica, dizendo essa fraze. Como sou Catequista pequisei e achei no seu blog. E isso nos confirma quanto Deus atua em nos e nos da repostas atraves de outras pessoas. Copiei a sua explicação e enviei pra ela. Muito obrigada que Deu te ilumine e abençoe sempre. Rosangela
    (zanrlasm@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. ...Que ótimo poder ser um canal de benção pra ti ...seja sempre muito bem vinda em meu cantinho...Graça e Paz vos seja multiplicada...

    ResponderExcluir
  3. Canal abençoador! Que o SENHOR abençoe mais e mais seu ministério!

    ResponderExcluir