FANTOCHES....

  • Se o seu ministério de crianças é como a maioria – ou seja, se as suas crianças não são estrelas de cinema e os seus professores não são todos candidatos a ganhar o prêmio do “Oscar”.
  • Se o seu ministério infantil é “teatralmente desafiado”, ou se apóia inteiramente em shows de fantoches enlatados ou pré-gravados.

A SOLUÇÃO ESTÁ AQUI...

Peças Infantis da Teatro Evangélico.

Você encontra mensagens sólidas baseadas na Bíblia abordando temas importantes, tais como perdão, escolhas de divertimento, e como ser um cristão na escola.

COMO USAR?

Cada roteiro dessas peças foi preparado tendo em mente crianças e ajudantes verdadeiros. Ao invés de discursos longos e palavras grandes, você encontrará diálogo fácil de se ler o que ajuda as crianças participarem também. E para lhe dar uma maior flexibilidade, cada peça pode ser executada com atores vivos, fantoches/marionetes ou uma combinação de ambos.

QUANDO USAR?

Utilize as “Peças Infantis” em qualquer um dos programas de crianças – escola dominical, culto das crianças, reunião da sociedade, escola bíblica de férias – sempre que você quiser reforçar um assunto de maneira leve, engraçada e memorável. Com cada roteiro você encontrará versículos bíblicos para serem lidos e outros assuntos relacionados. Na verdade, você encontrará tanta coisa, que poderá tornar cada Peça em um encontro feito unicamente para este fim, Se assim o desejar.

E DEPOIS DAS PEÇAS?

O ensinamento não termina quando a Peça acaba. Você pode tirar proveito das perguntas para serem discutidas que se encontram na Seção “Falar sobre o Assunto”, para ajudar suas crianças a entenderem tudo completamente e aplicar verdades importantes aprendidas nos textos da Peças.




Falando sobre FANTOCHES "COMO FAZER E USAR"!!!!!!!!!


Citação

FANTOCHES "COMO FAZER E USAR"!!!!!!!!!
Fantoches - Como Fazer e Usar
Quando uma pessoa que trabalha na área da saúde ou animador diz a alguém que ele/ela é ignorante ou que está errado em sua maneira de viver, a reação natural é discordar. Ele se tornam defensivos a respeito de sua maneira de viver. É criado um obstáculo à aprendizagem. Mas o que acontece se os mesmos problemas forem abordados em uma estória, dramatização ou teatro de fantoches? Ouvir uma estória sobre uma pessoa ou comunidade semelhante com os mesmos problemas do que a platéia ajuda os ouvintes a se identificarem com os personagens – e com as soluções que eles encontram para seus problemas. Quando as pessoas ouvem uma estória, eles descobrem a verdade por si próprias. Estórias e peças teatrais são geralmente mais interessantes do que sermões.

Estórias e peças podem ser compartilhadas com pessoas em hospitais, salas de espera de clínicas, mercados, igrejas e escolas. Elas também são uma maneira útil de se ensinar sobre assuntos difíceis como a AIDS (SIDA), planejamento familiar ou uso de drogas. Qualquer pessoa com conhecimentos básicos sobre saúde ou agricultura pode criar estórias e peças . Decida quais serão as mensagens principais que você quer transmitir. Prepare então uma estória na qual os personagens passem estas mensagens. Inclua vários assuntos de interesse local e talvez algumas situações engraçadas. Tente não incluir muita informação em uma encenação. Se você se sair bem as pessoas vão sempre voltar em outras ocasiões.

Um teatro de fantoches atrai mais pessoas do que um discurso ou discussão. Recentemente, um grupo de promotores rurais de saúde em Chiapas, no sul do México, foram treinados a fazer e usar fantoches. Sempre que eles chegavam em uma comunidade com um teatro de fantoches, uma multidão de todas as idades se reunia. Isto é ideal para instrutores de fora da comunidade que acham difícil obter a confiança dos outros. Se você se tornar conhecido como um animador de fantoches, as pessoas irão esperar sua chegada com ansiedade!

Algumas coisas são ditas de melhor maneira por um fantoche do que por uma pessoa. Eles podem ajudar os adultos a pensarem em questões sociais.

As pessoas podem achar algumas questões muito embaraçosas mesmo em uma dramatização. Mas quando os fantoches abordam estas questões, As pessoas relaxam e se divertem.

Os fantoches são bem práticos. Eles podem ser feitos com materiais baratos e simples. O palco pode ser leve e fácil de transportar. Uma pessoa pode atuar como vários personagens na mesma estória. Há muitas possibilidades em teatro de fantoches. A melhor parte é que enquanto elas estão aprendendo, a audiência está se divertindo!

Apresentamos algumas idéias sobre como fazer fantoches para e contar estórias. Conte-nos como você se saiu!

Fabrico de fantoches de mão

Faça primeiro um molde de jornal. Use sua mão como um guia para medir os tamanhos mas deixe bastante espaço para que sua mão se movimente dentro do fantoche. Corte e costure dois pedaços de tecido. Se você estiver usando uma cabaça, você pode colocar a cabeça diretamente sobre o corpo. Caso contrário, faça um tubo pequeno de papelão para ajudar a prender a cabeça junto ao corpo. Caso contrário, faça um tubo pequeno de papelão para ajudar a prender a cabeça junto ao corpo.
Você pode adicionar as mãos, se quiser (veja abaixo). Faça um tubo pequeno de cartolina. Cole um dos lados e corte pelo formato de uma mão.

Como fazer a cabeça

Use um pequeno balão, uma cabaça (corte a extremidade) ou grama prensada para conseguir o formato da cabeça. Faça uma pasta de farinha e água ou use cola de papel. Corte tiras de papel de jornal, passe na pasta e faça o formato da cabeça com várias tiras de papel. Deixe secar e então pinte a cabeça. Faça o cabelo de fios de lã, palha ou pele.


Fantoches de cabos de vassoura

Faça a cabeça da mesma maneira. Fantoches de cabos de madeira podem ser bem maiores do que fantoches de mão. O corpo é feito de dois pedaços de madeira bem presos. Faça os braços de pedaços finos de bambu, tubos de papelão ou jornal enrolado e ligue-os com barbante. Você pode usar também um tubo de pano, costurado no cotovelo. Encha os ombros com espuma, grama seca ou panos velhos. Prenda a cabeça firmemente. Faça roupas para bonecos.

Ao representar, pode ser útil prender um pedaço de madeira atrás do palco. Você poderá então prender o boneco com uma presilha ou colocar a extremidade do cabo de vassoura dentro de orifícios feitos previamente para quando o boneco não estiver se movimentando. Assim as suas duas mãos ficam livres para movimentar as mãos do boneco.




Como construir o palco

O palco mais simples é aquele feito apenas com um pedaço de pano preso às cadeiras, árvores ou móveis para esconder os animadores de fantoches. Palcos portáteis de madeira podem ser construídos. Guarde os fantoches em uma caixa ou mala forte para protegê-los.



Informações de Cathy Stubington, DCFRN e David Hilton, Visão Mundial, Austrália.


Fantoches - Um estudo de caso
O programa rural de saúde 'Lardin Gabas', em Sierra Leone, tem treinado promotores de saúde há mais de 20 anos. Durante o curso de três meses eles usam estórias como principal forma de ensino. A maioria das aulas são realizadas assim:



O instrutor conta uma história memorizada sobre saúde.
São feitas perguntas aos alunos acerca do que eles aprenderam.
Um aluno é escolhido para repetir a estória para a classe, com ajuda de outros quando necessário.
A classe se divide em grupos pequenos e cada pessoa conta a estória aos ouros.
Cada pequeno grupo cria uma dramatização sobre a estória e a apresenta para a classe.
A melhor dramatização é apresentada para a comunidade.
É pedido aos alunos para fazerem canções sobre idéias da estória e ensiná-las para a classe e a comunidade.
Também, lhes é pedido que façam charadas, tal como esta sobre malária: 'Sou um animal pequeno com asas, quase não faço barulho mas minha picada pode ser tão fatal como a de uma serpente. Quem sou eu?'
Tente criar estórias ou teatros de fantoches para ensinar sobre o uso de drogas. Seguem-se algumas idéias para ajudá-lo a panejar:



Bagunceiros



Um grupo de moradores de uma favela em Lima estão muito preocupados sobre as atividades de um grupo de jovens em sua comunidade. Eles estão ameaçando as crianças quando elas vão para a escola, abusam de mulheres que esperam para pegar água e há bastante roubos. Sabe-se que o grupo consome drogas. O que eles podem fazer?



O adolescente



Jane está preocupada com seu filho. Ele tem 14 anos e eles têm tido dificuldades para as taxas no liceu, onde ele está agora no terceiro ano. Até o ano passado ele estava indo bem. Agora ele está sempre de mau humor, é rude e passa as noites fora de casa com seus colegas. Na semana, passada ela o surpreendeu roubando dinheiro de sua carteira. O que ela deverá fazer?



O marido violento



Ali, marido da dona Sita, estava desempregado. Por não poder encontrar um emprego, ele entrou em depressão e começou a beber. Agora ele está quase sempre bêbado. Ele bate na dona Sita quando ele não consegue achar o dinheiro que ela gasta para alimentar e vestir a família. A dona Sita pede conselho às suas amigas...

O LIVRO SEM PALAVRAS (APEC)







NOTA: Não há recurso mais utilizado para levar a palavra da SALVAÇÃO à criança do que o LIVRO SEM PALAVRAS.



Mundialmente os evangelistas e educadores infantis tem se esforçado para aprimorar a criatividade em revelar o Plano de Deus às crianças através das cores que simbolizam o Plano divino.


PREPARAÇÃO: Para trabalhar em cima do "livro sem palavras", fizemos um livro de páginas de feltro com as cinco cores da mensagem (dourado, preto, vermelho, branco, verde) e preparamos cinco roupas de dança nas mesmas cores....



Selecionamos cinco trechos de musicas (instrumental) que demonstrem as 5 mensagens do livro: Céu, Pecado, Sacrifício, Apropriação e Crescimento... as meninas da dança (uma de cada vez.. uma de cada cor) preanunciam a mensagem com uma coreografia simples que expresse o tema (rostinho com uma pinturinha leve na cor da roupa, para cada tema: estrela, sujo, cruz, pomba e folha).



INTRODUÇÃO (motivação):



No cenário foi colocado uma estante com muitos livros variados de história e entre eles o Livro sem Palavras. A ministrante caracterizada de professora pergunta as crianças: "Quem gosta de Histórias?"



"Pois hoje eu quero contar uma historia linda, diferente e muito colorida!!!" E dirige-se a estante de livros como quem procura algo de interessante... "Esta não... esta também não..." até que... "Vejam, encontrei um livro bem colorido e diferente" (folheia o livro e faz cara de espanto). "Mas que estranho, este livro não tem palavras, nem gravuras" (mostra para as crianças)



"Pois muito bem, então irei contar a História do Livro sem Palavras... Prestem atenção!"



HISTÓRIA:


Este livro tem páginas coloridas, e elas nos contam uma história maravilhosa. Quer ouví-la?


Geralmente, quando lemos um livro, começamos na frente, não é? Mas com este vamos começar com a última página, para saber logo o fim da história. Minha História termina maravilhosamente. Termina no Céu!


(antes de cada página ser contada, começa a música e entra uma das meninas da coreografia)



PÁGINA DOURADA

Esta página dourada nos fala do Céu. Não posso lhe dizer como é lindo o Céu, mas há um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma idéia. É o Apocalipse 21:21 “E as doze portas eram doze pérolas...A praça da cidade é de ouro puro.”



Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4)



Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre? Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quer você lá com Ele para ser feliz eternamente.




PÁGINA PRETA


Se a calçada na frente da sua casa fosse de ouro, quanto tempo ela ficaria ali? Uma noite? “Oh”, você diz, “alguém a roubaria”. Mas não é pecado roubar? Claro que é. E lá no Céu... “Nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada...e mentira” (Ap 21:27). Quer dizer que o pecado não poderá entrar no Céu para estragá-lo.



Pense, então: Deus quer que cada um de nós vá para o Céu, mas se há pecado em nossos corações, este nos impede de entrar no Céu.



A página preta representa o pecado em nossos corações, o pecado que nunca poderá entrar no Céu. A Palavra de Deus nos diz que “Todos pecaram” (Rm 3:23). Você também precisa dizer, “eu pequei”.



Mas, escute... Deus tem Boas Novas para você! Ele tem um remédio que faz possível nos livrar dos pecados! Nós não podemos fazer nada para limpar os nossos corações. Mas Deus pode e o fará...se crermos no Evangelho: “que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:3-4).







PÁGINA VERMELHA



Esta página vermelha representa o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que “o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). Não é maravilhoso saber que Deus não somente nos ama tanto que nos quer no Céu, mas nos ama tanto que deu Seu único Filho para ser o nosso Salvador e para levar o castigo de nossos pecados? Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Deus pôs sobre Ele os nossos pecados. Assim que diz 2 Co 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus”.



Depois de morrer em nosso lugar, Jesus foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou! Viveu novamente! Jesus está vivo! E porque Ele vive, Ele pode vir morar em nossos corações. Ele diz agora: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3:20). Quando convidamos o Senhor Jesus a entrar em nossos corações e ficar para nos salvar do pecado, Ele entra e fica.







PÁGINA BRANCA



A página branca representa o coração limpo, que Jesus já purificou. Sabe quão branco ele faz o coração que O recebe? Tão branquinho como a neve? Não! Mais branco do que a neve! A Bíblia diz, “Lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:7b).



Você não gostaria de ter o seu coração tão limpinho assim? Deus quer perdoar os seus pecados e purificar o seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Jesus já morreu em seu lugar; ele quer ser o seu Salvador; quer lhe dar a vida eterna...vida eterna no Céu.



Jesus está batendo à porta do seu coração. Você precisa abrir a porta e deixá-lO entrar. Não quer fazer isso agora mesmo? Então, abaixe agora a sua cabeça e peça ao Senhor Jesus que entre em seu coração. Peça para Ele ser o seu Salvador.



A salvação é um presente. Como fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então, diga “muito obrigado” agora mesmo a Deus, o Pai. Agradeça a Deus por ter enviado o Senhor Jesus para morrer em seu lugar. Agradeça que Ele agora o salvou e perdoou seus pecados. Agradeça que Ele lhe deu agora a vida eterna.



PÁGINA VERDE



A página verde nos fala da nova vida que recebemos quando aceitamos o Senhor Jesus com Salvador.



Quais são as coisas verdes que existem na natureza? Sim, as ervas, as árvores, o gramado e as plantas em geral. E todas são coisas que têm vida. Vamos ler mais um versículo da Bíblia. É João 3:36 “Quem crê no filho tem a vida eterna”. Você agora crê no Senhor Jesus como Salvador e Senhor da sua vida (dono)? Então, este versículo fala de você. Diz que você tem o quê? Exatamente, você tem a vida eterna - o tipo de vida que precisamos ter para poder entrar no Céu. Você não está contente de ter recebido Jesus como seu Salvador?